A empresa acaba se tornando a extensão da casa de muitas pessoas, justamente pelo tempo que elas passam no espaço quase todos os dias. Dessa forma, manter o ambiente empresarial limpo e organizado reflete na melhoria da disposição dos colaboradores e, consequentemente, de sua produtividade. “Um ambiente saudável estimula a capacitação técnica e comportamental de todas as pessoas envolvidas na prestação dos serviços, somada a outros fatores, como a tecnologia e o trabalho em equipe”, observa Marcelo Jabur, professor da FGV.
Muitas empresas percebem que é mais prático e viável contratar uma empresa terceirizada para realizar os serviços de limpeza e zeladoria dos ambientes. Mesmo assim, isso não exime o empresário de estabelecer um cronograma de limpeza em empresa. Tal planejamento deve o mais detalhado possível para execução e manutenção desses serviços. Mas como fazer isso?
Estabelecendo um cronograma de limpeza em empresa
O primeiro passo para a criação desse cronograma de limpeza é especificar todos os locais que precisam ser limpos (como banheiros, cozinha, halls de entrada, mesas, corredores, salas e aparelhos de uso diário).
Após esse levantamento, é hora de especificar com qual frequência cada ambiente deve ser limpo. Há locais que precisam ser limpos mais de uma vez por dia, enquanto há outros que só precisarão ser limpos semanalmente. O que mais precisa ser levado em consideração nessa etapa é a frequência com que o ambiente é usado. Quanto mais movimentado, maior a necessidade de limpeza constante.
A seguir, a elaboração de um cronograma de limpeza em empresa deve apontar como será a logística da limpeza. Como serão limpos os ambientes que tem movimentação constante, por exemplo. Como será realizada a limpeza daqueles locais de médio e difícil acesso (como lado externo de janelas, passarelas, salas de máquinas, etc).
É importante garantir segurança dos funcionários, tanto daqueles que estão envolvidos na limpeza quanto dos que estão usando os locais durante o serviço. Quando o serviço de limpeza é terceirizado, a empresa contratada já tem conhecimento de todos os equipamentos necessários tanto para limpeza quanto para segurança.
Caso a empresa tenha funcionários internos que irão realizar a limpeza, precisa se atentar a duas questões: a primeira é a divisão das tarefas entre os colaboradores para que eles não fiquem sobrecarregados, e a segunda é a compra de materiais e equipamentos de qualidade para execução dos serviços. Na maioria dos casos compensa mais financeiramente realizar essas compras em larga escala, lembrando que geralmente os produtos utilizados para limpeza em empresas são mais potentes (e caros) do que produtos de limpeza doméstica.
Agora que já foram definidos os locais a serem limpos, a frequência e a logística da limpeza, o próximo e último passo da elaboração do cronograma de limpeza em empresa é definir como será o recolhimento e descarte do lixo. É importante (e consciente) que haja separação do lixo reciclável do não reciclável. Também deve se estar atento ao local em que esse lixo será armazenado até ser recolhido.
A manutenção desse local é importante para evitar proliferação de insetos e roedores, por exemplo. Por fim, há de se ter cuidado com o local de descarte desses resíduos. Dependendo do tipo de lixo, existem regras específicas para descarte e que devem ser cumpridas sob risco de punição pela lei. A empresa também pode estabelecer parcerias com ONGs que recebem materiais recicláveis, dessa forma o que não serve para a empresa pode acabar tendo muita utilidade para outras pessoas.
Cronograma de limpeza com a Absoluta Higienização
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