Ácaros e colchões representam uma união invisível que pode afetar silenciosamente a nossa qualidade de vida ao longo do tempo.
Quando falamos em promover um boa noite de sono, esses pequenos aracnídeos imperceptíveis a olho nu, podem causar grandes confusões por serem capazes de prosperarem no interior dos nossos colchões.
Afinal, a sua presença pode ser uma fonte de promoção de diversos problemas de saúde, principalmente para quem já sofre de alergias respiratórias ou possui a pele mais sensível.
Por isso, saber como manter o seu local livre de alérgenos que possam acabar penetrando nos colchões e estofados, é essencial para garantir que a sua casa esteja sempre segura e saudável.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre quais estratégias adotar no dia a dia para evitar esses visitantes indesejados. Confira com a gente!
Por que os colchões acumulam ácaros?
Os ácaros e colchões são quase inseparáveis. Mas o que torna os colchões tão propensos a acumular ácaros?
Em primeiro lugar, os nossos colchões conseguem proporcionar um ambiente perfeito e adorado pelos ácaros: bem quente e úmido.
Esses dois fatores representam as condições ideais para a proliferação desses microorganismos. Isso acaba tornando esse processo quase inevitável ao longo do tempo.
Além disso, os colchões também acumulam muitas células mortas da própria pele humana e animal, que servem como alimentos ricos para os ácaros. Portanto, este é outro motivo pelo qual esses microrganismos acabam se hospedando por ali.
Como se não bastasse, a falta de ventilação adequada também contribui para a criação de um ambiente mais favorável para o crescimento desses alérgenos.
Assim como a dificuldade de conseguir limpar profundamente o interior desses itens. Dessa forma, os ácaros conseguem se estabelecer e se multiplicar com o tempo.
Riscos dos ácaros nos colchões para a nossa saúde
Os ácaros podem acabar trazendo uma série de riscos para a nossa saúde, principalmente quando eles se acumulam em colchões, locais de descanso onde passamos bastante tempo e estamos em contato direto.
Alguns dos principais riscos associados à presença de ácaros no colchão incluem, por exemplo:
Alergias respiratórias
Os ácaros produzem proteínas que podem desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, como crises de espirros, coriza, tosse, coceira nos olhos e até mesmo crises de asma em indivíduos naturalmente mais sensíveis.
Asma
Para pessoas que já possuem asma, a exposição aos ácaros pode desencadear ou piorar os sintomas da doença. Assim, as crises de asma se tornam ainda mais frequentes e graves.
Ácaros nos colchões causam rinite alérgica
Os ácaros também são os responsáveis por desencadear sintomas de rinite alérgica, como espirros frequentes, coriza, coceira no nariz e congestão nasal.
Esses sintomas podem afetar a qualidade de vida das pessoas e piorar com o tempo.
Dermatite
Em alguns casos, a exposição aos ácaros pode levar ao desenvolvimento de dermatite de contato, uma condição que se caracteriza por vermelhidão, coceira e irritação da pele.
Ela pode ocorrer quando as fezes dos ácaros entram em contato com a pele sensível.
Problemas respiratórios crônicos
A exposição contínua aos ácaros pode contribuir para o desenvolvimento de problemas respiratórios crônicos. É o caso, por exemplo, de bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), principalmente em pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças.
Dicas para evitar ácaros e alérgenos nos colchões
Felizmente, existem algumas maneiras de evitar ácaros e alérgenos em casa, principalmente em locais com os nossos colchões e estofados, ambientes mais propícios para o acúmulo desses microrganismos.
Portanto, se você se preocupa com a sua saúde e deseja evitar problemas que possam ser causados pela presença de ácaros, aqui estão algumas dicas práticas para aplicar no seu dia a dia de limpeza:
Faça uma limpeza regular do colchão
É altamente recomendado aspirar o colchão regularmente para remover resquícios de poeira, células de pele e detritos que possam servir de alimento para os ácaros.
Para isso, use um aspirador com filtro HEPA para garantir uma limpeza eficaz.
Lavagem da roupa de cama
Lave a roupa de cama, incluindo os lençóis, as fronhas de travesseiros e a capa de colchão em água quente uma vez por semana para matar os ácaros superficiais e remover quaisquer alérgenos.
Proteja os colchões para evitar os ácaros
Pode ser interessante utilizar capas de colchão e protetores impermeáveis para evitar que o suor, possíveis derramamentos e ácaros acabem penetrando muito fundo no colchão.
Além disso, esses protetores também facilitam a limpeza e a manutenção do colchão no dia a dia.
Controle a umidade do ambiente
Mantenha o ambiente do seu quarto com uma boa umidade, entre 30% e 50%, pois os ácaros prosperam em ambientes muito úmidos.
Se for necessário, use um desumidificador para controlar a umidade de forma eficaz.
Exponha o colchão ao sol
Deixe o seu colchão exposto ao sol por algumas horas regularmente, pois a luz solar ajuda a matar os ácaros e vários outros microorganismos que possam estar presentes no colchão.
Promova a ventilação adequada do ambiente e do colchão
Mantenha o quarto sempre bem ventilado, abrindo janelas e permitindo a circulação de ar fresco diariamente. Isso vai contribuir para reduzir a umidade e evitar que os ácaros se proliferam.
Evite usar tapetes e cortinas
Tapetes, cortinas e quaisquer outros tipos de tecidos podem contribuir para o acúmulo de poeira e de ácaros no ambiente.
Por isso, opte por superfícies lisas e fáceis de limpar sempre que possível.
Faça a troca regular dos seus travesseiros
Por último, é essencial que você troque os seus travesseiros regularmente e lave-os conforme as instruções do fabricante para evitar o acúmulo de ácaros e de alérgenos.
Seguindo essas dicas simples e básicas, você vai conseguir reduzir bastante a presença de ácaros e de alérgenos na sua casa, proporcionando um ambiente mais saudável para você e toda a sua família.
E se você acha que chegou o momento de fazer uma limpeza mais profunda nos seus colchões, conte com a Absoluta Higienização!
Afinal, com uma higienização profissional, é possível remover até os ácaros presentes nas camadas mais profundas.
Nós oferecemos o serviço de limpeza profissional de colchões e estofados, transformando completamente os seus móveis e restaurando a vitalidade, a beleza e a segurança de cada um deles.
Entre em contato para fazer o seu orçamento e agendar a sua limpeza!