Você sabia que a falta de higienização adequada de sofás e estofados pode colocar a sua saúde em risco?
Os sofás e estofados são locais confortáveis, onde podemos desfrutar de momentos de descanso, aproveitar com famílias e amigos, fazer aquela pausa durante o trabalho e, vez ou outra, dormir profundamente assistindo uma boa série, não é mesmo?
Contudo, a grande maioria das pessoas acaba negligenciando o fato de que os sofás e estofados precisam de limpeza e higienização com uma certa frequência.
Afinal, esses móveis têm contato com a nossa pele constantemente, com roupas que chegamos da rua, com alimentos e bebidas. Além disso, são os locais preferidos dos ácaros e fungos.
Por isso, se você ainda não sabe dos riscos que está correndo se você não tem o costume de higienizar os seus sofás e estofados, então, você chegou ao texto certo!
Hoje, vamos conversar um pouco mais sobre os perigos da falta de higienização adequada de sofás e estofados, explicar como essa limpeza deve ser feita e qual é o período ideal para manter a sua saúde livre de problemas. Acompanhe!
Os perigos da falta de higienização adequada de sofás e estofados: a proliferação de germes e bactérias
Quando você olha para um sofá ou estofado que aparentemente está limpo, na verdade, você só está sendo enganado pelos demais seres vivos que te acompanham em cada momento de descanso.
A grande verdade é que esses móveis abrigam uma variedade de ameaças invisíveis à saúde que, muitas vezes, passam despercebidas até que os sintomas comecem a se manifestar de uma maneira mais alarmante.
Dentre os principais germes e bactérias que se proliferam em sofás e estofados que não são higienizados corretamente, podemos destacar:
- Ácaros;
- Bactérias e germes;
- Insetos, formigas e baratas, que são atraídos por conta de pequenos resíduos de alimentos e derramamentos,
- Mofo.
Além disso, os sofás e estofados também costumam abrigar muitos pelos de animais e poeira. Eles podem levar ao desenvolvimento de quadros alérgicos nas pessoas com o tempo.
Portanto, quando os seus sofás e estofados não recebem a limpeza adequada na frequência correta, você, a sua família e todas as pessoas queridas que frequentam a sua casa, ficam suscetíveis a desenvolverem problemas de saúde ao longo do tempo.
Isso porque o contato muito próximo e constante com os ácaros, mofos, pelos e demais germes e bactérias pode levar a problemas de alergias, coceiras, bolinhas na pele e diversos outros perigos, a depender de quais microrganismos estão presentes nos tecidos.
Daí a importância de dar a devida atenção à limpeza e higienização de todos os seus sofás e estofados.
Fazendo isso, você consegue minimizar esses perigos, elevar a durabilidade do móvel e proteger a sua saúde ao longo do tempo.
Limpando sofás e estofados de maneira eficaz
A limpeza adequada de sofás e estofados não te ajuda apenas a manter um ambiente saudável dentro da sua casa, mas também ajuda a preservar a beleza e a vida útil desses móveis.
Mas como realizar a limpeza de sofás e estofados da forma certa? É o que vamos descobrir agora:
Remoção de resíduos superficiais
Em primeiro lugar, comece removendo os resíduos superficiais do móvel, como migalhas, poeira e pêlos soltos.
Para isso, você pode utilizar um aspirador de pó que te permita alcançar as áreas de difícil acesso, como as dobras e fendas entre as almofadas.
Escolha o produto de limpeza certo
Em seguida, consulte as instruções do fabricante do seu sofá ou estofado. Então, veja quais produtos são recomendados e seguros para utilizar em seu material de fabricação sem causar danos.
Teste o produto em uma área discreta
Antes de aplicar qualquer produto de limpeza em seu móvel, faça um teste em uma área discreta para verificar a compatibilidade e evitar danos em uma área grande.
Faça a limpeza profunda
Se o seu sofá ou estofado estiver muito sujo, o ideal é realizar uma limpeza profunda, que pode ser feita usando uma solução própria para limpeza, como água morna e sabão neutro, por exemplo.
Use um pano limpo para aplicar a solução na superfície, esfregando suavemente em movimentos circulares. Mas tome cuidado para não encharcar o tecido, pois o excesso de umidade pode levar a problemas de mofo.
Deixe o móvel secar adequadamente
Após a limpeza, deixe o estofado secar completamente e, de preferência, o posicione em uma parte bem aberta e arejada da casa.
Mantenha uma rotina de limpeza e higienização
Para evitar a proliferação de germes, bactérias e microrganismos nos seus sofás e estofados, é essencial manter uma rotina de limpeza e higienização profissional dos seus móveis.
Higienização adequada de sofás e estofados: qual a frequência ideal?
Determinar com que frequência os sofás e estofados devem ser higienizados é algo muito importante para conseguir manter um ambiente saudável em casa.
Não existe uma resposta única que se aplique a todas as situações. Afinal, a necessidade de limpeza pode variar de acordo com a intensidade de uso de cada móvel.
Mas as orientações gerais são de realizar uma aspiração e uma limpeza mais leve 1 vez por semana. E realizar higienização profissional a cada alguns meses.
A higienização profissional é a forma mais eficaz de remover todos os germes e as camadas mais profundas de sujeiras dos sofás e estofados.
Afinal, os profissionais possuem o conhecimento e as técnicas necessárias para realizar uma limpeza realmente profunda nesses móveis sem causar danos.
Se o seu sofá ou estofado já está há muito tempo sem receber uma limpeza adequada, a melhor forma de começar é contratando uma equipe de profissionais para limpar o seu móvel e deixá-lo como novo.
Para isso, você pode contar com a equipe da Absoluta Higienização. Afinal, trabalhamos com os melhores produtos, equipamentos e estratégias de limpeza de sofás e estofados. Entre em contato com a nossa equipe e conheça as nossas opções de serviços!